JARDIM CAMBURI - O MAIOR BAIRRO DO ESTADO
JARDIM CAMBURI - O MAIOR BAIRRO DO ESTADO
Jardim Camburi é um bairro localizado na parte continental da cidade de Vitória,[1] o mais populoso de todo o estado do Espírito Santo, com 39.157 habitantes, segundo o censo demográfico de 2010, realizado pelo IBGE. Faz divisa, ao norte, com o município da Serra. Também é limitado pela Praia de Camburi e pela Rodovia Norte-Sul. É isolado dos demais bairros de Vitória, pois é vizinho de uma grande área reservada, que compreende o Aeroporto de Vitória, o Shopping Mestre Álvaro, a mata de restinga e a estação de tratamento das águas.
Surgiu de um loteamento aprovado em 1928, no qual, somente em 1967, foram construídas cem casas. Este loteamento, de propriedade da Imobiliária Camburi (José Maria Vivacqua), não apresentou as obras de infraestrutura necessárias à ocupação. Dentro da área do bairro estão inseridos vários conjuntos residenciais de prédios, como, por exemplo, o Santa Paula, Vina del Mar, Residencial Barras, Residencial Clube e o Edifício Jardim Camburi.
Consta um loteamento complementar ao bairro feito em 1970: Balneário de Camburi, com área total de 809.991,00 m². Devido à distância do bairro em relação ao Centro da cidade e bairros vizinhos, surgiram instalações comerciais e de serviços de uso cotidiano. Isso fez com que o bairro se tornasse bastante independente em relação ao resto da cidade.
O bairro surgiu da construção de um conjunto, com edifícios com limites de três e quatro andares. Na década de 1990, a lei que restringia a altura dos prédios no bairro foi modificada. Hoje, existem prédios com até 10 pavimentos, com elevadores e áreas de lazer.
É um local com toda a infraestrutura necessária para uma boa qualidade de vida. Possui um comércio autossuficiente, inclusive com um shopping center. Há também, no bairro, muitas praças, feirinhas e ótimos restaurantes, dos mais variados tipos, além de um parque municipal, o Parque da Fazendinha.
Uma pesquisa realizada pela Associação dos Moradores, indica que 88% dos moradores acham ótimo residir no bairro, 7% acham regular e apenas 5% gostariam de deixar o bairro.
Compartilhar: