11 REGRAS DE OURO PARA CRIAÇÃO DE ARTE DE OUTDOOR
11 REGRAS DE OURO PARA CRIAÇÃO DE ARTE DE OUTDOOR
1 - MENOS É MAIS
Numa arte de outdoor, é preciso ser muito direto na mensagem que será passada. Isso porque o outdoor é uma mídia de rua, que recebe alguns poucos segundos de atenção do seu público. Portanto busque o máximo de objetividade tanto nos textos quanto nas imagens.
2 - LEGIBILIDADE
É recomendado utilizar tipos de letras (fontes) que apresentem fácil leitura. Uma ótima forma de testar uma arte é simular a visualização a longa distância. Um erro muito comum é misturar muitos tipos de letras, isso normalmente não traz bons resultados. Procure usar no máximo duas fontes diferentes numa arte. Fontes muito finas também costumam desaparecer na arte.
3 - IMAGENS ATRAENTES
Existe uma expressão popular de autoria do filósofo chinês Confúcio que é muito aplicável para o outdoor “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Um outdoor tem o poder de passar grandes mensagens somente com uma boa foto ou desenho.
4 - ABUSE DAS CORES
Neste ponto vale alguns cuidados especiais na utilização de algumas cores, como por exemplo preto, que tende a deixar a arte apagada. Recomendamos evitar também o uso da cor Verde em tons médios e escuros pois muitos painéis estão localizados próximos a vegetações o que reduzirá o impacto da arte. A dica é usar cores quentes e vibrantes sempre com muito contraste.
5 - FOCO NA MENSAGEM
Aqui a dica é evitar redundância ou excesso de informações. Por exemplo: Divulgar dois telefones para contato não é necessário. Outro erro é divulgar website, e-mail e Facebook na mesma arte, todos são meios de contato digitais que levarão o cliente para o mesmo lugar, neste caso escolha o melhor para divulgar. Também se erra muito criando grandes frases que poderiam ser simplificadas com facilidade, trazendo mais objetividade na informação.
6 - QUEM É O CLIENTE?
Nunca caia na armadilha de criar anúncios de outdoor levando em conta seu gosto pessoal. Um anuncio de outdoor visa atrair um público específico e portanto deve ser pensado para ele. Sempre se pergunte “O Cliente vai gostar?”
7 - ATENÇÃO PARA A MARCA
Uma arte deve valorizar a marca de quem anuncia. O resultado da campanha pode ficar comprometido se a marca de quem anuncia não está bem dimensionada e clara para o cliente.
8 - EQUILÍBRIO DOS ELEMENTOS
Uma boa distribuição dos objetos traz harmonia para a arte gerando maior leitura e mais fixação da informação.
9 - CHAME A ATENÇÃO
Um outdoor precisa ser atrativo, isso é possível usando muita criatividade, contraste de cores, fotos e desenhos inusitados. Quanto mais criativo melhor. Uma estratégia que normalmente funciona na propaganda é usar doses de humor. Mas sem exageros!
10 - REVISE OS TEXTOS
Erros de português geram propaganda negativa.
11 - DEIXE COM QUEM ENTENDE – Normalmente o menor custo de uma campanha de outdoor está na criação da arte. Pouco adianta lotar a cidade com diversos pontos se a arte não for atrativa. A dica é: Contrate sempre empresas ou profissionais especializados como Agências de Publicidade ou Designers Gráfico.
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